segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Resenha: As Ruínas de Gorlan


Olá, Protegidos! Arqueiros! Guerreiros! E todo o povo de Araluen!
Saga: Rangers - A Ordem dos Arqueiros (primeiro livro da série). Autor: John Flanagan. Editora: Fundamento. Páginas: 240. Sinopse: Durante a vida inteira, o frágil e pequeno Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava. E já sabem onde clicar! *3

Minha opinião sobre Ruínas de Gorlan:

Vale dizer que não entendo o por que esse livro estava na ala infantil da biblioteca da minha cidade? É triste que não saibam diferenciar infantil de infanto-juvenil. Contudo, a linha do livro segue facilmente o de algo ligado infantil, uma vez que o objetivo de Flanagan ao escrever essa história era para, além de incentivar seu filho a apreciar a leitura, também saber que heróis não são sempre grandes e fortes, tal como o menino de doze anos pensava. Embora haja esse critério, não considero um problema em recomendar para qualquer idade que seja. Não demorou nada para que a história do livro me conquistasse. Fala sobre Will (duur), que viveu toda a sua vida no castelo do feudo de Redmont, como um dos Protegidos do barão Arald. Seus Protegidos eram as crianças cujos pais morreram dando sua vida pelo feudo. O início do livro já trata de algo importante: o Dia da Escolha, que decidiria o futuro do garoto. Como foi citado na sinopse, seu sonho era ser um bravo guerreiro. Contudo, por ser pequeno, não entrou para a Escola de Guerra. E então, tudo começa. Sem saber, Will é testado por Halt, e após ter sucesso, o arqueiro lhe revela que tem as habilidades necessárias para ser um grande arqueiro. Metade do livro é dedicada aos meses de aprendiz que Will passa. Acho que a aventura que deveria ser o foco deixa a desejar por ser tão próxima do fim do livro, muito embora isso não seja um real problema: devorei tão rapidamente que mal percebi isso. Quem me conhece, sabe: eu odeio chorar com livros, mas entre dez, eu choro lendo ao menos uma parte de um deles. E isso aconteceu com Ruínas de Gorlan. Não posso contar, porque seria um baita spoiler e por mais que eu seja "spoileira" (é divertido, mas a maioria das coisas que digo ou é acidentalmente, ou é spoiler falso), não contarei aqui. O autor sabe usar cada momento com precisão e perfeição. A descrição de cada uma das coisas é tão dedicada para transmitir a adrenalina sentida pelo personagem, ou o medo, que de fato em um momento do livro senti a vontade de atira-lo ao chão e correr para o colo da minha mãe. Caso tenham a oportunidade de ler, leiam. Acredite, é maravilhoso! Não irão de arrepender em nada!

   
Espero que não tenham se chateado pelo post demorar tanto. Mas deem um desconto, eu tentei postar mas o Firefox não estava salvando e postando (não consigo digitar a postagem pelo Chrome.). Perdoem, por favor. :c No dia 14 eu volto, postando algumas imagens do evento Colisão de Sagas, a primeira edição. No dia 17, trago uma postagem amostrando todos os autores parceiros do blog, tudo bem? *3*

4 comentários:

  1. parece ser legal e gostei da resenha, segue de volta? kisses

    Collected flowers ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irei visitar, claro, mas segurei apenas se gostar do blog ^^

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e concordo com você. Sempre que vou a biblioteca passo pela ala infantil, lá sempre tem coisas valiosas, guardam HP e Percy Jackson lá, acredita? Mas acho errado pois é constrangedor uma garota de 16 anos andando pelos livros dos Três Porquinhos procurando sei lá, uma série da J.K Rowling ou do Rick Riordan rsrs
    Mas enfim! Eu gostei muito da história, o fato da maior parte do livro se passar pelo treinamento do menino pode ser meio cansativo mesmo, mas você disse que o final compensa rsrs

    Obrigada pela dica!
    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Isso me confundiu durante tanto tempo! Eu sempre procurava livros da J.K Rowling e do Rick nas outras alas, e nunca procurei na ala infantil. Só descobri quando precisava de um livro para um trabalho escolar. Fiquei totalmente encabulada! Sim, é verdade hahahaha
      É um pouco cansativo sim, mas as atitudes de Halt são por vezes um pouco engraçadas, o que me motiva a continuar lendo. O final compensa bastante, é totalmente merecedor. *-*

      Excluir